O que é o FGTS?
O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, criado em 1966 a fim de oferecer suporte financeiro aos trabalhadores que, sem justa causa, forem dispensados.
De maneira bem simplificada, podemos dizer que é uma parte do salário bruto do empregador depositada de forma regular na Caixa Econômica Federal, a fim de oferecer apoio financeiro em caso de demissão.
Desta forma, ao terminar um contrato, o trabalhador pode contar com este suporte financeiro enquanto não consegue outro trabalho.
Quanto é depositado?
Esta resposta vai depender do tipo de trabalhador referido, já que cada categoria corresponde a um valor diferente. Veja:
Jovem aprendiz: 2%;
Trabalhadores CLT: 8%.
Assim, dependendo do tipo de trabalho exercido, o valor será diferente. Para mais informações, é necessário consultar o site da Caixa Econômica Federal.
Saldo
É possível consultar o saldo através do site, utilizando PIS/PASEP, por mensagem SMS, via e-mail, caso esteja cadastrado no site da Caixa, e também através do aplicativo da Caixa.
Outra opção, para quem não conseguir consultar da maneira apresentada anteriormente, é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, e realizar a consulta de maneira presencial, tirando todas as dúvidas através do próprio estabelecimento.
Como sacar o FGTS?
É muito simples: ao término do contrato, o trabalhador é comunicado pela companhia sobre o encerramento do vínculo, e havendo entendimento entre as partes, o trabalhador terá que comunicar a Caixa, através de uma agência, até o quinto dia útil após o pagamento da indenização.
Caso a situação seja diferente, é necessário que o trabalhador vá até uma agência da Caixa Econômica Federal portando todos os documentos necessários (carteira profissional, RG, CPF ou CNH).
Documentos
Os documentos que costumam ser necessários são:
Carteira de trabalho com o número do PIS/PASEP;
Documento de identificação com foto (RG ou CNH).
Dependendo do caso, outros documentos podem ser exigidos, sendo necessário que você pesquise de maneira antecipada no site da Caixa Econômica Federal quais documentos você deve levar.
Caso você queira saber mais sobre o FGTS, visite o site da Caixa clicando no botão abaixo. Nele você terá todas as informações relevantes.